FMI ALERTA PARA A SITUAÇÃO DO IMOBILIÁRIO EM PORTUGAL

A subida dos preços do imobiliário em Portugal já faz soar os alertas do Fundo Monetário Internacional. Para o FMI, o mercado imobiliário português é, atualmente, perigoso para o sistema financeiro e para a economia nacional e europeia. O aviso é feito no mais recente relatório sobre a Zona Euro, e acontece depois de, em fevereiro passado, ter alertado para a evolução dos preços da habitação no nosso país.
Lê-se no relatório em causa que «as vulnerabilidades fianceiras podem estar a emergir. Há sítios — como por exemplo Luxemburgo, algumas cidades alemãs e outras zonas em Portugal e na Holanda –, onde os desajustes entre a procura e a oferta estão a impulsionar uma forte valorização dos preços dos imóveis residenciais e comerciais», cita o Idealista.
O FMI teme que uma correção no preço das casas possa colocar a estabilidade do sistema financeiro, e limitar o crescimento das economias em causa. Tem vindo a alertar para a necessidade de monitorização deste mercado, tendo em conta que o crédito à habitação tem um peso significativo no total dos empréstimos concedidos pela banca.
VIDAIMOBILÁRIA

Mensagens populares deste blogue

PERIFERIA REGISTA MAIOR SUBIDA DO PREÇO DAS CASAS

PREÇO DAS CASAS SOBE PERTO DOS 15%