5 de setembro de 2018

PREÇOS DAS CASAS COM PERSPECTIVA DE AUMENTO

Os preços das casas em Portugal deverão subir cerca de 9,5% este ano, segundo estima a agência de rating Standard & Poor’s num recente relatório sobre o mercado imobiliário.
De acordo com este estudo, «a procura doméstica e estrangeira forte, bem como a oferta curta, estão a promover aumentos fortes nos preços das casas em Portugal», destacando o efeito de programas como os “golden visa” ou o Regime de Residentes Não Habituais.
«Esperamos que os preços subam 9,5% este ano, mas projetamos que as pressões vão abrandar com o crescimento económico mais lento, os crescentes custos do endividamento e a deterioração da acessibilidade», cita o Negócios.
Assim, no próximo ano os preços deverão crescer 7%, 6% em 2020 e 5% em 2021, segundo estas previsões.
De recordar que nos primeiros três meses deste ano os preços da habitação subiram 12,2% em Portugal, depois de uma subida de 10,5% em 2017. O preço médio por metro quadrado em Lisboa subiu 20% para 2.581 euros e 23% no Porto para 1.379 euros. Mas a S&P nota que «o mercado no seu conjunto mantémse acessível com rácio do preço face ao rendimento ainda 7% abaixo da sua média de longo prazo».

VIDAIMOBILIÁRIA